
Max omite dados sobre o impacto de “Beleza Fatal”
A Max não divulgou nenhum dado de audiência decente sobre Beleza Fatal. Não há nenhuma informação disponível que permita aferir o alcance da novela. Qualquer afirmação sobre sucesso ou fracasso da produção no streaming é chute. Quem sabe a empresa não divulgue ainda.
O único dado que li foi que o tempo dedicado à novela pelo assinante da Max aumentou 30% a cada semana desde a estreia. Mas esse é um dado que não diz nada se a empresa não divulga a base, o ponto de partida, os números brutos e dados que permitam comparar com outras produções.
A falta de transparência sobre audiência em plataformas de streaming não ocorre só no Brasil, é um problema global. Cabe ao jornalismo especializado cobrar, pressionar e, na falta de dados, deixar bem claro que não há como saber o alcance de séries e filmes.
O sucesso de hashtags nas redes sociais é um dado real, mas que precisa ser visto com cuidado. Trata-se frequentemente de uma base pequena. Não há como assegurar que o usuário que está postando está, de fato, assistindo. Muitas hashtags são promovidas por influencers pagos etc.
Nenhuma empresa é obrigada a divulgar dados de audiência. Mas esses números são importantes para vários segmentos da indústria. Potenciais anunciantes precisam saber, e possivelmente são informados a respeito do tamanho do público que assiste a determinados programas. É elementar.
Para os jornalistas que acompanham esse mercado, os números de audiência servem para avaliar o que é sucesso, de fato, e o que é apenas uma onda passageira, ou um barulho nas redes sociais. Engajamento é importante, e Beleza Fatal produziu bastante interação nas redes sociais. Mas isso não é suficiente para entender como a novela foi vista pelo público.
Os dados de audiência de Beleza Fatal na Band indicam uma rejeição da novela na TV aberta. A culpa pode ser do horário, da divulgação ou, ainda, da própria novela. Mas o fato é que a trama tem rendido menos de 2 pontos no Kantar Ibope por dia, um índice muito baixo (cada ponto equivale a 199.313 indivíduos).
Ao publicar parte deste texto nas redes sociais, senti que alguns espectadores ficaram ofendidos, como se eu estivesse dizendo que a novela que eles gostaram tanto não foi bem de audiência. Não é isso. Estou apenas cobrando transparência da plataforma de streaming.
Atualização em 7 de abril de 2025
Dezessete dias após a exibição do último capítulo de “Beleza Fatal”, a plataforma Max divulgou um comunicado à imprensa dando algumas informações sobre a audiência da novela de 40 episódios. Como o leitor poderá ver abaixo, são dados vagos, que não permitem ao leitor entender o real alcance do produto.
Na última semana de exibição, BELEZA FATAL foi o título número 1 na plataforma no Brasil e em toda a América Latina, em alcance, aquisições e horas assistidas.
Foi o título local mais assistido da história da plataforma, desde seu lançamento em fevereiro de 2024, e na última semana teve um aumento de 30% em horas assistidas em relação à semana anterior. A audiência total também cresceu 20% no mesmo período, mostrando que a novela foi ganhando força ao longo de sua exibição. Desde sua estreia, o público da novela aumentou mais de quatro vezes.
De acordo com a Parrot Analytics, líder mundial em economia de streaming, avaliação de IPs e análise de entretenimento, BELEZA FATAL também manteve um crescimento expressivo. No primeiro dia de exibição, alcançou uma demanda 24 vezes superior à média de todos os títulos da plataforma e, ao final dos 40 episódios, chegou a 70 vezes a média, um patamar atingido por apenas 0,2% dos conteúdos monitorados pela empresa.
Mesmo após o episódio final, a novela segue como o título mais assistido da Max diariamente, reafirmando seu impacto e engajamento com o público. A novela também está sendo exibida em TV aberta pela Band, em uma parceria estratégica que amplia o alcance do conteúdo. O fenômeno que acompanha BELEZA FATAL reforça o apelo duradouro das novelas e sua capacidade de se reinventar no ambiente digital, consolidando seu sucesso e relevância no mercado de entretenimento.