Biografia

Mauricio Stycer é jornalista, formado em Economia (UFRJ) e Comunicação (PUC-RJ). Nascido no Rio de Janeiro em 1961, mudou-se para São Paulo em outubro de 1986. É colunista da Folha, escrevendo sobre televisão, desde junho de 2012. Começou a carreira no Jornal do Brasil, em 1986, passou pelo Estadão, ficou dez anos na Folha (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo Lance! e a revista Época, foi redator-chefe da CartaCapital, diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. Entre janeiro de 2010 e janeiro de 2023, atuou como repórter e crítico do portal UOL.

Publicou, em coautoria com Artur Xexéo, “Gilberto Braga, o Balzac da Globo” (Intrínseca, 2024). Também é autor dos livros “O Homem do Sapato Branco” (Todavia, 2023), “Topa Tudo por Dinheiro” (Todavia, 2018), “Adeus, Controle Remoto” (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009), “O Dia em que Me Tornei Botafoguense” (Panda Books, 2011) e “O Brasil em Mil Frases” (Publifolha, 1996).

Professor de jornalismo, já deu aulas em diferentes instituições de ensino, como Cásper Líbero, Facamp, FAAP, PUC-SP e Unip. É mestre em Sociologia, na USP, com um trabalho sobre o nascimento do “Lance!”.

Livros