
Max omite dados sobre o impacto de “Beleza Fatal”
A Max não divulgou nenhum dado de audiência decente sobre Beleza Fatal. Não há nenhuma informação disponível que permita aferir o alcance da novela. Qualquer afirmação sobre sucesso ou fracasso da produção no streaming é chute. Quem sabe a empresa não divulgue ainda.
O único dado que li foi que o tempo dedicado à novela pelo assinante da Max aumentou 30% a cada semana desde a estreia. Mas esse é um dado que não diz nada se a empresa não divulga a base, o ponto de partida, os números brutos e dados que permitam comparar com outras produções.
A falta de transparência sobre audiência em plataformas de streaming não ocorre só no Brasil, é um problema global. Cabe ao jornalismo especializado cobrar, pressionar e, na falta de dados, deixar bem claro que não há como saber o alcance de séries e filmes.
O sucesso de hashtags nas redes sociais é um dado real, mas que precisa ser visto com cuidado. Trata-se frequentemente de uma base pequena. Não há como assegurar que o usuário que está postando está, de fato, assistindo. Muitas hashtags são promovidas por influencers pagos etc.
Nenhuma empresa é obrigada a divulgar dados de audiência. Mas esses números são importantes para vários segmentos da indústria. Potenciais anunciantes precisam saber, e possivelmente são informados a respeito do tamanho do público que assiste a determinados programas. É elementar.
Para os jornalistas que acompanham esse mercado, os números de audiência servem para avaliar o que é sucesso, de fato, e o que é apenas uma onda passageira, ou um barulho nas redes sociais. Engajamento é importante, e Beleza Fatal produziu bastante interação nas redes sociais. Mas isso não é suficiente para entender como a novela foi vista pelo público.
Os dados de audiência de Beleza Fatal na Band indicam uma rejeição da novela na TV aberta. A culpa pode ser do horário, da divulgação ou, ainda, da própria novela. Mas o fato é que a trama tem rendido menos de 2 pontos no Kantar Ibope por dia, um índice muito baixo (cada ponto equivale a 199.313 indivíduos).
Ao publicar parte deste texto nas redes sociais, senti que alguns espectadores ficaram ofendidos, como se eu estivesse dizendo que a novela que eles gostaram tanto não foi bem de audiência. Não é isso. Estou apenas cobrando transparência da plataforma de streaming.