
Após sair da Globo, Gloria Perez descobriu a América
Em 4 de novembro de 2005, a Globo proibiu a exibição de um beijo entre dois personagens masculinos da novela “América”. Gloria Perez escreveu sete versões diferentes, desde “a mais punk à mais suave”, para o beijo entre Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), mas a direção da emissora não autorizou nenhuma delas.
O veto da Globo ao beijo entre dois homens em “América” ocorreu 20 anos depois do fim da ditadura militar e 17 após o fim da censura. Vários autores tentaram, antes e depois de Gloria Perez, incluir beijos entre homens em novelas da emissora. Somente em 2014, no final de “Amor à Vida”, de Walcyr Carrasco, a Globo autorizou que o público assistisse a essa cena. Foi tema até do “Jornal Nacional”.
Há um pouco de fantasia na ideia de que os autores escrevem o que querem numa novela. Gloria dá a impressão de ter descoberto a América ao criticar agora o “cerceamento à imaginação”.
O que me parece novo, hoje, é o fato de a autora adotar um ponto de vista tão conservador e, por que não dizer, hipócrita na crítica ao tema.
Leia mais (08/13/2025 – 16h08)