
Globo festeja 60 anos e precisa se adaptar ao futuro
Perto do final da noite deste sábado (26), dia em que a Globo comemora 60 anos de sua inauguração, Odete Roitman vai aparecer na tela da TV. É só um raio, anunciando as chuvas e trovoadas que virão a partir da próxima semana em “Vale Tudo”. Mas é também um aviso de que a emissora está viva, alerta e disposta a enfrentar as turbulências pelas quais está passando dentro de um mercado em profunda transformação.
(…)
É muito sintomático que a Globo tenha decidido refazer a melhor novela que produziu em sua história, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, justamente neste ano em que se tornou uma sexagenária. Não é saudade nem vontade de reviver o passado. É um exercício de atualização, um esforço de se manter viva.
(…)
A Globo chegou à terceira década do século 21 numa situação curiosa. É líder em audiência e faturamento na TV aberta, mas constata a permanente redução do tamanho desta mídia. Está bem posicionada na TV por assinatura, mas vê o número de assinantes despencar de 19 milhões, em 2014, para pouco mais de 10 milhões hoje. E segue investindo os tubos no streaming, sem ver os resultados chegarem.
Leia mais (04/25/2025 – 23h00)